“Idéias nascem em nossos corações, porém, para que elas se tornem realidade, é preciso construí-las passo a passo.”
Para o profissional farmacêutico que deseja abrir seu próprio negócio ou ampliar um já existente, é necessário antes fazer um PLANEJAMENTO, uma organização dos seus planos, como uma forma de orientação para a identificação da viabilidade de sua idéia. Diante disso, surge a importância de se fazer um PLANO DE NEGÓCIO, encarado como um desafio, pois exige persistência, comprometimento, pesquisa, trabalho duro e muita criatividade.
"Um plano de negócio é um documento que descreve por escrito os objetivos de um negócio e quais passos devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Um plano de negócio permite identificar e restringir seus erros no papel, ao invés de cometê-los no mercado.”
Algumas recomendações são importantes:
- Informações são a matéria-prima de qualquer plano de negócio, portanto, pesquise e procure conhecer tudo sobre o seu setor. Informações podem ser obtidas em jornais, revistas, associações, feiras, cursos, junto a outros empresários do ramo, na Internet ou com clientes e fornecedores potenciais.
- Lembre-se de que um plano de negócio é uma trilha e não trilho e não deve ser encarado como um instrumento rígido, portanto, é preciso acompanhá-lo permanentemente. Um plano de negócio é feito no papel e “a lápis”, pois está sujeito a correções.
- O plano de negócio fala por você. Quanto melhor sua aparência e quanto mais claras as idéias, melhores serão os resultados. Além disso, procure fazê-lo bem-feito e organizado. Assim, você irá tornar mais fácil sua utilização e sua consulta.
- Um plano de negócio pode ser usado para se conseguir novos sócios e investidores, para estabelecer parcerias com fornecedores e clientes ou mesmo apresentado a bancos para a solicitação de financiamentos. Entretanto, lembre-se de que o maior usuário do seu plano é você mesmo.
Resumo dos principais pontos do plano de negócio
Ao descrever o plano, faça um breve relato com suas principais características. Procure mencionar:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem se rão seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Que lucro espera obter do negócio;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.
Para mais informações de como construir seu PLANO DE NEGÓCIO, consulte: